Spotify pede em segredo registro para IPO nos EUA


O Spotify protocolou em segredo um pedido de registro para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês), informou uma fonte familiar com o assunto na quarta-feira (3). A entrada do serviço de streaming na Bolsa deve fazê-lo ainda no primeiro semestre.

Se prosseguir com os planos, o Spotify vai se tornar a primeira grande empresa a realizar uma listagem direta, uma forma não convencional fazer IPO sem levantar capital novo. No ano passado, a empresa era avaliada em até US$ 19 bilhões.

Essa opçao de entrar na Bolsa poderia mudar a forma como as empresas vendem ações para o público. Isso porque elimina a necessidade de um banco ou corretora de Wall Street coordenarem o IPO, além das taxas associadas ao serviço.

O Spotify é a maior empresa mundial de transmissão de música. Apple e a Amazon são suas principais rivais. A Reuters havia noticiado anteriormente que o Spotify pretendia se listar na Bolsa de Valores de Nova York no início deste ano.

Spotify não pode ser contatado para comentar.

Às vésperas de se tornar uma empresa pública, o Spotify enfrenta problemas na Justiça. A empresa foi processado pela Wixen Music Publishing na semana passada por usar milhares de músicas, incluindo as de Tom Petty, Neil Young e The Doors, sem licença e pagamento à editora de música.

Wixen, licenciado exclusivo de músicas como "Free Fallin'" de Tom Petty e "Light My Fire" do Doors, está buscando reparação de danos no valor de US$ 1,6 bilhão.

Nenhum comentário