Para os três primeiros do grid, largada deverá definir quase tudo em Abu Dhabi


O próprio Sebastian Vettel, da Ferrari, disse estar surpreso com a diferença imposta pela dupla da Mercedes, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, pole position e segundo colocado no grid, na sessão de classificação do GP de Abu Dhabi, disputada neste sábado: 546 milésimos, mais de meio segundo. O alemão larga neste domingo em terceiro.

Ao menos em uma volta lançada, o exame nos treinos de definição do grid, o modelo W08 Hybrid da Mercedes se mostrou bem mais rápido que o SF70H da Ferrari. Vettel comentou: “Depois do que vimos ontem (nas duas sessões livres de sexta-feira), esperava estar mais perto deles”. De manhã, Vettel havia sido o primeiro, um décimo mais veloz que Hamilton, ao passo que à tarde o piloto inglês, também primeiro, impôs um décimo ao adversário.

Mas nem tudo já acabou, segundo Vettel, com grandes chances de terminar o ano como vice-campeão. A corrida terá 55 voltas e “as condições serão bem distintas do treino classificatório”, lembrou.

“Essa diferença (meio segundo) deverá ser menor na corrida. Uma pena a primeira curva estar relativamente próxima da largada. Uma reta maior representa sempre uma oportunidade para você tentar algo diferente e assumir a ponta. Nessa pista ultrapassar será muito difícil”, disse Vettel, o piloto que pode fazer da última etapa do campeonato uma competição não particular entre Bottas e Hamilton.

O sempre comedido Bottas deixou suas emoções fluírem um pouco mais neste sábado no Circuito Yas Marina. Sorrindo, afirmou: “Em São Paulo, cheguei perto. Agora é como se eu estivesse tendo uma segunda chance”.

O finlandês fala da vitória perdida para Vettel, em Interlagos, há duas semanas, depois também de ter sido o primeiro na sessão de classificação. As rodas do seu W08 Hybrid patinaram mais que as da Ferrari de Vettel, segundo no grid, permitindo ao alemão assumir a liderança. Como em Interlagos é também difícil ultrapassar, para carros de performance semelhante, Bottas teve de administrar a frustração de ser apenas segundo.

Mas a conquista da pole nos Emirados Árabes Unidos em si já representou bastante para ele. “Significa muito para mim estabelecer a pole position nas duas últimas etapas da temporada, diante de concorrentes tão capazes. Mostra que termino o ano no nível máximo, vou de férias sabendo que tenho velocidade, boa base para começar 2018”, comentou Bottas. “O que tenho de fazer aqui é aproveitar o fato de estar na frente e me manter em primeiro depois da largada.”

Nenhum comentário