Confira seis dicas de como renovar as energias da casa para o novo ano

Com a virada de ano batendo à porta, é normal que as pessoas fiquem reflexivas e tracem metas, tendo em mente aquela filosofia de “ano novo, vida nova”. Se você se inclui nesse grupo e está buscando deixar para trás as energias negativas substituindo-as por positividade, por que não fazer a mesma coisa com a casa? De acordo com o terapeuta holístico Jon Maia, energias são capazes de se “cristalizar” no ambiente, tornando essencial uma limpeza para purificá-lo de possíveis resquícios de negatividade.

Segundo o especialista,  fazer aquela faxina generalizada de final de ano na casa já ajuda a renovar as energias  do ambiente para receber o ano que está por vir, mas há ainda outras formas de fazer com que elas fluam melhor. Confira seis dicas de simpatias e elementos naturais que podem ser usados para melhorar o astral da casa:


1. Livre-se dos excessos

Conforme explica Maia, analisar o estado dos bens pessoais e avaliar o apego que temos a eles é uma parte importante da renovação de energias. Segundo ele, o ideal é que, em primeiro lugar, sejam separados os “excessos”, ou seja, aquelas roupas que estão apenas fazendo volume no guarda-roupa e itens que já estão encostados há muito tempo. Estes devem ser doados.

Em seguida, é preciso separar pertences quebrados, desgastados ou que estejam com algum defeito. Segundo o especialista, livrar-se desses itens é essencial para “libertar” a energia que pode ter se acumulado ali ao longo do ano. Com essa limpa feita, o caminho fica livre para reorganizar os pertences que restaram da melhor maneira possível.

2. Use e abuse dos cristais na decoração

Maia afirma que uma boa ideia é colocar cristais em áreas da casa onde há fluxo de energia (como na sala, onde as pessoas costumam se reunir, ou em corredores), já que, segundo o especialista, eles ajudam a canalizá-la. Antes de colocar a pedra no lugar escolhido, Maia aconselha segurá-la com as duas mãos e mentalizar qual é a sua intenção ao fazer isso.

Para este momento, o terapeuta indica o uso da ametista – que melhora a captação de energia – e do olho de tigre – que atua como um repelente de negatividade e inveja.

3. Aposte no Feng Shui

Para o Feng Shui, corrente de pensamento milenar e asiática, móveis, terrenos e cômodos são dotados de vibrações e energias, e aplicá-lo a um ambiente significa lidar com possíveis bloqueios de energia que existam nele. Segundo Maia, o objetivo principal do Feng Shui é equilibrar o fluxo de energia usando elementos da natureza. Para o especialista, uma boa forma de começar é adicionando fontes na decoração da casa. De acordo com ele, é aconselhável colocar esse tipo de ornamento na entrada de casa ou em corredores para que ele ajude a energia a fluir.

Porém, para reorganizar os móveis e a decoração da casa de forma a canalizar melhor a energia que passa por ali com base nos princípios do Feng Shui, o melhor é procurar um especialista que possa indicar a configuração adequada para sua casa.

4. Se jogue na aromaterapia

A aromaterapia é uma prática terapêutica fitoterápica  – ou seja, baseada no uso de plantas medicinais – que visa reestabelecer o equilíbrio emocional e até ajudar no tratamento de problemas de saúde usando óleos essenciais. Maia afirma que esta é uma ótima forma de reequilibrar a energia da casa, usando os óleos em forma de sprays ou difusores.

Para este momento, o especialista indica os óleos essenciais de lavanda, gerânio e alecrim, mas afirma que é necessário consultar um profissional antes de começar, já que alguns deles podem fazer mal a gestantes e pessoas com pressão alta. Outro cuidado que deve ser tomado na hora de mexer com óleos essenciais é verificar se eles são 100% puros e estão dentro da validade. Segundo Maia, um profissional especializado na área pode criar sinergias, ou seja, combinações de óleos mais apropriadas para os objetivos das pessoas da casa ou para momentos específicos.

O terapeuta afirma também que outra forma de usar aromas como forma de transformar o astral da casa e se livrar das energias ruins é utilizar incensos suaves e, de preferência, naturais. “A fumaça tem a função de limpeza do ambiente e, para receber as vibrações de 2018, eu indico o incenso de flor de laranjeira, de mil flores e mirra”, afirma Maia.

5. Simpatias

Para muitos, simpatias são uma bobagem, mas há quem acredite que essas tradições populares passadas de geração a geração são, de alguma forma, positivas. Se você é do tipo de pessoa que curte simpatias , Maia indica uma para fazer ainda no mês de dezembro: em um pote, vá distribuindo sete tipos de grãos ou sementes diferentes (ele aconselha usar feijão, arroz, milho, canjica, lentilha, grão de bico, gergelim, etc) em camadas. Enquanto estiver fazendo isso, agradeça por tudo o que aconteceu de bom durante este ano.

Na hora de despejar a última camada de grãos no pote, faça seus votos para o ano que está por vir, decore-o com fitas coloridas e deixe-o tampado até o dia 20 de janeiro. Nesse dia, você deve descartar o conteúdo do pote em um jardim florido ou espaço que tenha terra fértil.

6. Faça um banho energético na casa

Maia afirma que, assim como os óleos essenciais, as ervas também têm o poder de curar e purificar e, de acordo com ele, um dos melhores jeitos de utilizá-las para “limpar” a casa é na forma de um banho energético durante a última semana de dezembro. Para isso, você vai precisar de um punhado de ervas verdes – tais como arruda, guiné, espada de são Jorge, pata de vaca e outras ervas aromáticas que podem ser encontradas na feira – amarradas juntas com um barbante de algodão no formato de uma mini vassoura.

Isso feito, a ideia é usar essa vassourinha de ervas para “varrer” as paredes, os móveis e todos os objetos da casa. Conforme você for fazendo isso, mentalize a limpeza, as energias positivas e decrete que as impurezas estão sendo expulsas da casa. Depois de passar as ervas pela casa inteira, descarte-as ao pé de uma árvore, sem se esquecer de agradecer.

Fonte: IG

Nenhum comentário